VIA SACRA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA MAIA

As estações da Via Sacra são 14 painéis com cerca de 70x50 cm, esculpidos em bronze.
A obra, do escultor Bruno Marques, começou a ser preparada no final de 2008 e foi inagurada no dia 10 de Outubro de 2010, por ocasião da celebração do 18º aniversário da Dedicação da Igreja de Nossa Senhora da Maia.
Presidiu à celebração o Bispo D. Manuel Clemente que benzeu nesse dia 7 das Estações.
A beleza da Arte e da Fé estão patentes nesta obra, fruto da dádiva generosa de muitos cristãos da nossa paróquia. Artisticamente esculpidos, os quadros integram-se esteticamente no património da nossa igreja, tornando-o mais rico e completo.

I ESTAÇÃO
Jesus é condenado à morte

II ESTAÇÃO
Jesus toma a Cruz aos ombros

III ESTAÇÃO
Jesus cai pela 1ª vez

IV ESTAÇÃO
Jesus encontra Sua Mãe

V ESTAÇÃO
Jesus é ajudado pelo Cireneu

VI ESTAÇÃO
Verónica limpa o rosto de Jesus

VII ESTAÇÃO
Jesus cai pela 2ª vez

VIII ESTAÇÃO
Jesus fala às mulheres de Jerusalém

IX ESTAÇÃO
Jesus cai pela 3ª vez

X ESTAÇÃO
Jesus é despojado das suas vestes

XI ESTAÇÃO
Jesus é pregado na Cruz

XII ESTAÇÃO
Jesus morre na Cruz

XIII ESTAÇÃO
Jesus é descido da Cruz

XIV ESTAÇÃO
Jesus é sepultado

Bruno Marques
Escultor
Nasceu em 28/10/1981, no concelho de Santa Maria da Feira. Reside em Grijó, V. N. Gaia. Tem ateliê no Porto. Licenciado em Artes Plásticas - Escultura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP) em 2008. Mestrando do 2º ano do Mestrado em Escultura na FBAUP.

Colaborou em mais de 30 obras de grande dimensão com vários escultures de renome nacional. Autor de diversas obras escultóricas, públicas e privadas, das quais se destacam a estátua evocativa do Centenário da República Portuguesa na cidade do Porto, inúmeros bustos de homenagem, mas também relevos de grande extensão. Tem desenvolvido trabalhos de arte sacra dos quais se destaca a Via Sacra da Igreja de Nossa Senhora da Maia.

Das suas mostras individuais, sobressaem as exposições temporárias realizadas em 2008 no Palacete Viscondes de Balsemão (Câmara Municipal do Porto) e em 2010 "Sete Estações para uma Via Sacra" no Mosteiro de São Salvador de Grijó.

2012-04-28 | Redação

Feira de S. Miguel

Pe. Domingos | 2012-10-01

Realizou-se no dia 30 de setembro a feira de S. Miguel. Tudo vai para a conta do Lar de Nazaré que já é bem visível e caminha rapidamente para o fim (...)
Cruz da Igreja de Nossa Senhora da Maia

Redação | 2012-08-26

A imagem de Cristo, foi benzida no dia 24 de dezembro de 1992, na primeira missa do galo celebrada nesta igreja. É feita em bronze e pesa 310Kg.
Sacrário da Igreja de Nossa Senhora da Maia

Redação | 2012-08-08

O Sacrário, executado em bronze pelo escultor Laureano Ribatua, é todo ele uma lição bíblica e eclesial.
Vitral da Igreja de Nossa Senhora da Maia

Redação | 2012-06-03

O Vitral da Ressurreição, inaugurado em Outubro de 1993, é uma obra da pintora Zita Magalhães executada em Milão.