ParóquiadaMaia

ANO DA FÉ

Com a Carta Apostólica Porta Fidei (a porta da fé), o Papa Bento XVI proclamou o Ano da Fé, que está a decorrer e se estenderá até 24 de novembro. A Fé é fundamental na nossa vida de Cristãos. Meditar sobre a Fé é sempre oportuno, mas nos tempos atuais torna-se ainda mais importante. O Ano da Fé, deve ser uma oportunidade para repensarmos (e renovarmos) a nossa relação com Deus, com a Igreja e com os irmãos.
A dureza e o ritmo do nosso quotidiano impõem-se tão agressivamente que deixam pouco tempo para a reflexão e meditação.
Como católicos, acreditamos que a nossa presença no mundo, é apenas provisória. Fomos criados e chamados para uma vida que, apenas será plena, quando estivermos diante de Deus. Assim sendo, devíamos pensar e preocuparmo-nos muito mais com a vida eterna do que com a provisória. Sendo a vida atual apenas uma preparação para a vida futura, como podemos aproveitá-la da melhor forma?
A Fé deverá ser o nosso guia porque é um dom que Deus nos dá, e que, para além de nos conduzir, ajuda-nos a encontrar um sentido para cada momento da nossa vida.
Por tudo isto, um ano dedicado à Fé, deve ser vivido, divulgado e celebrado intensivamente por cada um de nós.


INDULGÊNCIAS

Ao instituir o Ano da Fé, o Papa Bento XVI, concede a possibilidade de alcançar indulgências para o bem espiritual dos fiéis.

O que é uma indulgência?
A Indulgência é o perdão da pena temporal devida pelos pecados que foram perdoados, ou seja, do mal causado como consequência do pecado já perdoado. Embora, no sacramento da Penitência, a culpa do pecado seja removida, e com ele o castigo eterno devido ao pecado mortais, ainda permanece a pena temporal exigida pela Justiça Divina, e essa exigência deve ser cumprida na vida presente ou no mundo vindouro, isto é, o Purgatório.
Uma indulgência oferece ao pecador penitente meios para cumprir esta dívida durante sua vida na terra, reparando o mal que teria sido cometido pelo pecado.

Como se pode obter a indulgência plenária?
Durante o Ano da Fé, poderão obter a Indulgência Plenária, todos os fiéis que, com arrependimento sincero, celebrem o Sacramento da Reconciliação (confissão) e visitem em forma de peregrinação um dos lugares sagrados designados pela diocese. Aí deverão participar numa celebração, comungar e rezar pelas intenções do Santo Padre. Poderão ainda dedicar algum tempo de recolhimento para meditar, concluindo com a recitação do Pai Nosso, a Profissão de Fé, as invocações à Bem-Aventurada Virgem Maria e ao santo padroeiro.
O Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho é uma das 11 igrejas da Diocese do Porto, onde pode ser obtida a Indulgência Plenária.


RECURSOS

CREDO DOS APÓSTOLOS
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do Céu e da Terra;
e em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo;
nasceu da Virgem Maria; padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado;
desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia; subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, de onde há-de vir a julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo; na santa Igreja Católica; na comunhão dos Santos; na remissão dos pecados; na ressurreição da carne; na vida eterna. Amen.

ATO DE FÉ
Meu Deus, eu creio tudo o que Vós revelastes e a Santa Igreja nos ensina, porque não podeis enganar-Vos nem enganar-nos.
E, expressamente, creio em Vós, único e verdadeiro Deus em três pessoas iguais e distintas: Pai, Filho e Espírito Santo; e creio em Jesus Cristo, Filho de Deus encarnado, morto e ressuscitado por nós, e que a cada um dará, segundo as suas obras, o prémio ou o castigo eterno.
Nesta fé quero viver e morrer. Senhor, aumentai a minha fé. Amen.

Pagela Credo dos Apóstolos


JORNADAS VICARIAIS DA FÉ

Jornadas Vicariais da Fé


SUGESTÃO DE LEITURAS PARA O ANO DA FÉ

Porta Fidei
Catecismo da Igreja Católica
Compêndio do Catecismo da Igreja Católica
YouCat - Catecismo Jovem da Igreja Católica
Concílio Vaticano II

HINO OFICIAL DO ANO DA FÉ



Paróquia da Maia © 2014
secretaria@paroquiadamaia.net